Instituto Pensar - Transparência é o primeiro passo para mudança na moda

Transparência é o primeiro passo para mudança na moda

por: Iara Vidal


Imagem Morning Brew / Unsplash

O mês de abril é dedicado à Revolução da Moda pelo Fashion Revolution, um movimento global que atua para uma indústria da moda mais limpa, justa e transparente.

O Socialismo Criativo preparou uma série de matérias sobre a indústria da moda como uma expressão da economia criativa. Os textos são de Iara Vidal, representante do Fashion Revolution em Brasília e jornalista do portal, e serão publicados ao longo do mês de abril.

Siga a hashtag #FashionRevolution2021 e acompanhe os textos sobre o movimento.

Caminho longo rumo à transparência

Transparência é um instrumento importante para jogar luz nas etapas da cadeia de valor da opaca indústria da moda, desde a extração da matéria-prima até o descarte. Há muito a caminhar em direção a uma moda mais transparente. Mas apenas ao trazer à tona os desafios e problemas sociais e ambientais presentes nos bastidores deste segmento será possível agir de forma eficaz em prol dos direitos humanos e da natureza.

Leia também: Menos é mais: após a pandemia, a moda será sustentável ?ou não será

Não há como responsabilizar empresas e governos se não for possível tomar conhecimento do que, de fato, ocorre. É um desafio difícil para toda pessoa que se veste responder: #QuemFezMinhasRoupas? A pergunta é feita pelo movimento Fashion Revolution, que atua há sete anos pela reforma sistêmica da indústria da moda com foco na transparência.

Índice de Transparência da Moda Brasil

Aqui no Brasil, o Instituto Fashion Revolution acompanha o grau de transparência da indústria de moda nacional. Em dezembro de 2020 foi lançada a terceira edição do Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) com a análise da divulgação pública de dados sobre políticas, práticas e impactos sociais e ambientais de 40 das maiores marcas e varejistas presentes no mercado brasileiro.

Eloísa Artuso é diretora educacional do Fashion Revolution Brasil e professora de Design Sustentável do IED-SP. A designer atua em uma intersecção entre sustentabilidade, design e educação e e dedica a projetos que incentivam profundas transformações na moda. Ela é uma das responsáveis pelo ITMB e comentou sobre a importância da publicação.

"O projeto nos permite criar diálogos construtivos com algumas das maiores marcas e varejistas do Brasil e do mundo e encoraja-las a assumir maior responsabilidade e prestar contas publicamente de suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais.?
Eloísa Artuso

A participação no Índice, comenta Eloísa, pode influenciar marcas a divulgarem mais informações a cada ano. "Nosso resultado no Brasil apresenta um aumento de 4 pontos percentuais na média geral comparado a 2018 (primeira edição) e globalmente um aumento de 3 pontos percentuais comparado a 2017?, conta.

Eloísa comenta que de várias maneiras, as grandes empresas da indu?stria da moda, do Brasil e do mundo, têm um papel importante na acelerac?a?o da crise clima?tica. "Como se sabe, sa?o responsa?veis por muitos dos abusos dos direitos humanos que persistem nas cadeias de fornecimento globais?, informa.

A designer comenta que a divulgação das listas de fornecedores é fundamental para o exercício dos direitos humanos, assim como um passo necessário em direção à responsabilização no caso de violações desses direitos.

"A transparência na cadeia de fornecimento permite que os trabalhadores, seus sindicatos e outros defensores dos direitos trabalhistas saibam para quais marcas os trabalhadores estão produzindo, dando a eles a oportunidade de levantar queixas diretamente às marcas.?

Trabalho análogo à escravidão

Os consumidores também têm o direito de saber para onde vai o próprio dinheiro e se não apoia marcas de moda que abusam de direitos humanos ou destroem o meio ambiente. Uma das violações dos direitos humanos mais comuns no mundo da moda é a ocorrência de trabalho escravo em oficinas de costura.

Boa parte das vítimas são imigrantes que cruzam a fronteira, atraídos por promessas de bons salários. Alguns são forçados a trabalhar para pagar dívidas de viagem. Outros têm sua liberdade de sair da oficina controlada. Podem chegar a costurar por até 16 horas diárias, em péssimas condições de saúde e segurança.

Além do ITMB, há o aplicativo Moda Livre, desenvolvido pela ONG Repórter Brasil. O app avalia como as principais marcas e varejistas de roupa do país monitoram fornecedores e combatem o trabalho escravo e análogo à escravidão.

A plataforma tem mais de 100 marcas que são classificadas por meio de um sistema de pontuação. A nota atribuída a cada empresa é calculada a partir de duas ferramentas: um questionário, respondido de forma voluntária pelas marcas, e um histórico, elaborado pela equipe da Repórter Brasil com base em fiscalizações do governo federal.

De acordo com a lei brasileira, são elementos que caracterizam o trabalho escravo: condições degradantes (aquelas que excluem o trabalhador de sua dignidade), jornadas exaustivas (que impedem a sua recuperação física e a manutenção de uma vida social), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço por meio de fraudes, isolamento geográfico, retenção de documentos, ameaças físicas ou psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente uma dívida e prendê-lo a ela).

Pouca transparência

Uma das coqueluches do momento no mundo fashion é a "moda sustentável?. Embora seja o hit no dito "novo mundo? pós-pandemia da Covid-19, para os gigantes do setor falta muita transparência e compromisso para promover mudanças de fato. No dia 22 de março, o Business of Fashion (BOF) publicou relatório que mostra que as grandes marcas da moda têm dificuldades em cumprir compromissos ambientais e também de revelar as próprias práticas.

O documento revela que há um abismo entre o discurso ? geralmente impresso em relatórios de sustentabilidade ambiental, que são públicos ? e os fatos. A questão é conhecer tais fatos. O estudo foi redigido por um grupo de especialistas internacionais independentes. Foi estabelecido o "índice de desenvolvimento sustentável? de quinze grupos: cinco do setor de luxo, entre eles Kering e LVMH, cinco grandes marcas (H&M, Levi Strauss, Gap, entre outras) e cinco de roupas esportivas, entre as quais Nike e Adidas.

O informe é o primeiro de uma série de análises apoiadas nos ?índices de sustentabilidade? que a Business of Fashion publicará antes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em Glasgow (Escócia), em novembro de 2021. "Com menos de dez anos para alcançar o objetivo global sobre o clima e o desenvolvimento sustentável, o tempo se esgota e já não é suficiente declarar uma intenção de mudança?, destaca o estudo.

"Entre as grandes empresas da moda, muitas ainda não sabem ou não revelam de onde provêm seus produtos, e quanto mais abaixo se encontra na rede de abastecimento, as coisas são mais nebulosas. Isto abre a via à exploração e às violações dos direitos humanos, e cria dificuldades para medir o impacto ambiental da indústria.?
Relatório BOF

Com informações do Repórter Brasil, Fashion Revolution e IstoÉ Dinheiro



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: